Castelos,  Lugares

Castelo de Southsea

Localizado em Portsmouth, o Castelo de Southsea foi um dos fortes construído pelo Rei Henry VII, no que foi o esquema mais ambicioso de defesa da costa da Inglaterra desde os tempos romanos.

O castelo foi construído muito rápido em 1544, com receio de um ataque da França. Dizem que foi projetado pelo próprio rei e incorporou as últimas idéias continentais sobre o posicionamento de artilharias.


Aproximadamente um ano depois de sua construção, no dia 19 de julho de 1545, a frota francesa desembarcou na Ilha de Wight trazendo 200 navios, resultando na Batalha do Solent, onde o navio principal inglês Mary Rose afundou.

O castelo foi uma base militar ativa por mais de 400 anos. A vida teve seus altos e baixos. Em 1627, por exemplo, a fortaleza foi destruída pelo fogo.

Em 1642, no início da Guerra Civil Inglesa, uma grande força parlamentar cercou o castelo. Os soldados parlamentaristas escalaram as muralhas e a guarnição se rendeu sem nenhuma perda de vidas. Em 1759, no entanto, dezessete pessoas morreram, incluindo homens, mulheres e crianças, quando uma explosão acidental destruiu grande parte do castelo. Ficou tão delapidado que quase foi demolido, mais em 1814 foi completamente renovado para acomodar armas extras e uma guarnição maior.

A posição do castelo era chave pra protejer a entrada do porto de Portsmouth. Mesmo quando foi usado como prisão militar durante a era Vitoriana, suas armas tinham que estar sempre prontas pra ação.

Foi só em 1960 que o castelo finalmente foi retirado de serviço e comprado pela prefeitura de Portsmouth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.